terça-feira, 28 de agosto de 2012

Personalidade, se tem ou se aprende??

Ainda não decidi... Mas que meu filho tem, ISSO TEM...

Uma das coisas que ele mais ama nessa vida é brincar com o primo. Não brincam todos os dias, pois os horários de sono não coincidem e o Gui fica muito pouco tempo em casa durante a semana... Mas sempre que eles se juntam para brincar, na hora de ir pro banho, sempre tem chororô... Nenhum dos dois quer encerrar a brincadeira...
Mas como toda criança, eles estão na fase de disputar os brinquedos... brincam juntos, mas vez ou outra, querem o mesmo brinquedo. Geralmente a gente tenta não intervir e deixar que eles se entendam... Geralmente o Gui leva a pior, pois é o menor... e embora ele tente bastante e insistentemente argumentar que ele estava brincando com tal brinquedo primeiro, o primo um ano e meio mais velho geralmente leva a melhor... A única coisa que procuramos explicar aos dois, é que os brinquedos são para os dois brincarem e quem pegar primeiro, tem o direito de brincar e que o outro só pode pegar quando o primeiro largar...

Geralmente funciona, mas tem vezes que não... Dia desses o comportamento do Gui me surpreendeu muito e me deixou com a dúvida, se personalidade se aprende ou simplesmente se tem...
Eles brincavam de empurrar carrinhos na rampa da garagem... Cada um com um... O Gui empurrava seu JIPE preferido.... O primo levantou da brincadeira, pegou o jipão preferido e saiu correndo... Instintivamente o Gui levantou e saiu correndo atrás. E o primo achou divertido ver o pequeno correndo atrás dele. E continuava correndo com o jipão e o Gui corria atrás com a mão estendida pedindo de volta, como quem dizia "eu não o larguei ainda". Depois de 3 voltas no pátio, o Gui desistiu, ficou parado no meio do caminho com a mãozinha estendida enquanto olhava o primo correr na sua volta exibindo o carrinho como um troféu...

Ele me viu sentada observando, me olhou com uma carinha como se pedisse "vc não vai fazer nada?" Não, eu acho que eles já tem capacidade de resolver seus conflitos (alguns, claro, tanto que um adulto sempre supervisiona a brincadeira) e acho que esse era um dos que eles poderiam resolver sozinhos...

Guilherme caminhou até minha direção, me abraçou e decretou... "mamãe, quelo tomar banho" como se estivesse determinando o final da brincadeira... Levantei e o levei em direção a casa. O primo vendo a cena, veio ao nosso encontro, devolveu o carrinho, pediu que o Gui voltasse para a brincadeira, mas ele estava irredutível e foi pro banho... Não teve reivindicação que adiantasse. Banho e pronto e por decisão dele...
 Até fiquei com  receio de a mágoa ter sido tão grande de não quererem brincar mais, mas não. No outro dia estavam os dois juntos brincando como se nada tivesse acontecido, claro que o primo não repetiu a brincadeira, mas tudo na Santa paz de Deus...
A noite na cama enquanto olhávamos ele dormir, o Ale me disse que achou até bom o que aconteceu... pois o Gui demonstrou personalidade... pode nos trazer um pouco de transtorno no futuro (na adolescência) mas do alto de seus 2 anos e meio, ele já não admite ser feito de bobo...

O Ale tem razão... eu sempre disse que ele tinha personalidade forte... Pode ser crença popular, mas no primeiro banho, quando vi aqueles pelinhos nas costas deles, tinha certeza do que nos aguardava no futuro... Para quem não sabe, os antigos diziam que quando a criança tem pelinhos nas costas, era sinal de brabeza ou de personalidade forte... Eu já desconfiava.

5 comentários:

  1. mas isso nao foi ser forte..ele desistiu nem tentou lutar pelo brinquedo...
    lu gasthal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha pensado nisso Lu. Mas por episódios anteriores, se eles "lutassem" pelo brinquedo, ai sim seria caso de intervenção, ou seja, o Gui ficaria com o brinquedo, já que estava brincando antes, mas não é isso que estimulamos, e sim que eles resolvam a situação amigavelmente, até por que no caso de "confronto" o Gui perde pelo tamanho... O que quiz passar no texto (e agora fiquei na dúvida se ficou claro) é que depois que ele decidiu que não iria mais brincar, não teve volta... Mesmo adorando brincar, mesmo o brinquedo sendo devolvido, depois da decisão tomada, ele não cede... e essa parte não achei ruim, pelo contrário, me surpreendeu com tão pouca idade... espero que tenha ficado mais claro agora... bj e brigada pela visita.

      Excluir
  2. Amiga, acho que personalidade se tem e é aprimorada com o tempo. O Gui não lutou pq tem opinião forte e quando decide algo, tá decidido e acabado.

    Aqui os meninos são diferentes um do outro, o Gabriel quando quer, quer mesmo e corre atrás, já o Vini é no estilo do Gui.

    Bjs,

    Ju

    ResponderExcluir
  3. Oi Catia, acredito que desenvolve com o tempo sim, cito aqui em casa o mesmo caso da JÚ Usui, Victor é mais calmo e Rayssa já não deixa passar nada, é de atitude, mas creio que durante o crescimento tem algumas mudanças e situações que irão acontecer e vão aos poucos moldando e evidenciando mais a personalidade deles. Beijos triplos em vocês

    ResponderExcluir
  4. Cátia com certeza ele viu q estava sendo feito de bobo e nao curtiu nem um pouco, por isso acabou de vez com a brincadeira pedindo pra ir tomar banho...

    Foi mega esperto esse Gui!!!

    Bjk

    ResponderExcluir

Comentem a vontade. Assim que puder responderei...