terça-feira, 25 de outubro de 2011

Indignada, decepcionada

Pois é público o caso dos meninos gêmeos que viajaram mais de 500 km para ter o direito de nascer assegurado aqui no Rio Grande do Sul. Quer dizer assegurado em partes, visto que ainda há risco de mortes para os gêmeos e para a mãe. Já falei aqui que o objetivo do blog não é esse e também sei que não vou mudar o mundo, mas também não posso me calar diante de tamanho descaso.
Já manifestei minha indignação aqui antes e vejo que a coisa só piora.
Por que essas crianças não tiveram a mesma "sorte" do meu filho, do seu filho, dos nossos filhos??? Acho que não deveria ser uma questão de sorte. Acho que uma mãe não deveria passar por uma situação dessas NUNCA e nem essas crianças.
Para quem não sabe da história, uma mamãe de gêmeos teve rompimento de uma das bolsas com 33 semanas em Santa Vitoria do Palmar na sexta-feria (21/10) e só conseguiu ser transferida para um hospital com UTI no domingo a noite em Novo Hamburgo (mais de 500 km) em uma ambulância sem médico, só com enfermeira e quando os três ja estavam com infecção generalizada...
É triste, e onde estavam os governantes?? dormindo, na praia, aproveitando o final de semana de calor e gastando o salario que NÓS trabalhadores pagamos a eles para que trabalhem... e saúde não espera.
Numa cidade BEM mais próxima (cerca de 70km de distância) existe um hospital com 10 leitos de  UTI Neo parados, prontos para o uso apenas esperando credenciamento pelo SUS.
É muito triste, até quando as pessoas vão morrer esperando atendimento? Eu mais uma vez digo que gostaria de ensinar meu filho que ele deveria estudar, para ter um bom emprego e trabalhar bastante para aproveitar a velhice e não para pagar um plano de saúde na velhice.
O casal que passa por esse drama, trabalha tanto quanto eu e você, mas provalvemente, não teve a sorte de estar numa empresa que lhe ofereça um convênio... Eu também não tive essa sorte, mas consegui me programar para ter atendimento adequado no nascimento do meu filho e após esse me estruturei, pois considero hoje um bom convênio um grande investimento.
Sei de amigas da blogosfera mesmo, que mesmo tendo convênio, tiveram de se desfazer de frutos do suor de suas vidas para salvar a vida da filha... mas isso não é justo, meu filho, sua filha e esses gêmeos deveriam ter pelo menos o direito de lutar pela vida dignamente.
Seus pais já foram submetidos a stress que chega por ter "intercorrências" em seus nascimentos e isso já seria stress suficiente para uma vida inteira. Não deveria ser necessário que passassem por mais isso, de ter de se preocupar com vaga, com dinheiro para atendimento, com mais nada. Eles trabalharam e não foram consultados se desejavam dar dinheiro ao Governo para isso. Simplesmente esse dinheiro lhes foi cobrado e não tiveram o atendimento que deveriam.
Eu não precisei de nada disso, apesar de estar "preparada" nesse sentido para que caso alguma coisa não desse certo no nascimento do Gui, se isso ocorresse eu não pensaria duas vezes... Daria um cheque sem fundo em algum Hospital e mais tarde pagaria pra ver. A chance de ser presa poderia ser grande, mas a vontade de salvar um filho é muito maior... Mas até quando??? Quando alguem vai olhar para esses pobres anjos e pela gente e isso vai acabar??? Fora que o dinheiro de quem paga convênio, deveria sobrar para quem não tem convênio, mas essa conta não fecha...
Minha familia me xinga e me cobra que o Gui "precisa" ter mais irmãos... Mas eu me pergunto, será que o irmão do Gui terá a mesma sorte que ele teve??? Será que os filhos do Gui terão de passar por isso??? Meu Deus, como nossos Governantes vão para casa e deitam suas cabeças em seus travesseiros de plumas de ganso e dormem?? Não sei, apesar do meu travesseiro ser de pluminha de pato feito pela Vovó Tereza com todo amor, essa noite parecia ter espinhos...
Me ajudem mamães e não mamães, fiquem indignadas comigo e rezem para que essa familia tenha um final feliz....
obrigada por ouvirem minha indignação.

2 comentários:

  1. Só nos resta orar mesmo.
    Fiquei triste com essa história, um absurdo!
    Que Deus cuide dessa mãe e seus filhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É querida,... isso tudo é triste, é revoltante, é nojento! E infelizmente não podemos fazer nada para impedir, porque nossos governantes fazem o que querem e pouco se importam com os pobres, com as pessoas que dependem do SUS, com as pessoas que mal podem se alimentar, com aqueles que tem um ensino precário (porque a precariedade também faz parte do universo dos professores que são mal remunerados e desmotivados),... efim,... muitas coisas que poderiam ser resolvidas,... E pensar que tem tanto gasto completamente inútil por aí.... afffe...
    Bjos

    ResponderExcluir

Comentem a vontade. Assim que puder responderei...