sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hoje escrevo para o Gui


Talvez um dia você leia isso, essa é a uma das intenções da mamãe com o blog. Ontem fomos conhecer o Dr. Fraga. Senhor sério, mas com ternura nos olhos, me passou confiança, apesar de eu estar com tanto medo...
Te examinou a boca e claro que te fez chorar, mas nos entenda, é para teu bem.
O devaneio da mamãe de que algo oculto poderia estar por traz, não se confirmou com a Graça de Deus e realmente era só minhoca da cabeça de tua Mãe Maluca (acho até que vou mudar de nome), mas da cirurgia a mamãe não vai conseguir te livrar...
A mamãe tem muito medo da anestesia, Gui, muito medo de te ver chorar por horas a fio como fizeste da outra vez e não poder fazer nada... Sim já ouve uma “outra vez” e o que eu temia era que isso acontecesse novamente. A mamãe vai te contar como foi.
Teu Papai resolveu fazer um churrasco para reunir os primos e achou melhor que fosse lá em casa, até para teu conforto, pois assim que quizestes dormir, teria o aconchego do teu lar. Esse churrasco foi marcado para um sábado a noite, mais ou menos duas semanas após teu primeiro aninho, se não me falha a memória.
Tu já caminhavas sozinho, mas não tinha firmeza ainda... Te deixei paradinho brincando com as outras crianças e teu priminho de 3 anos te puxou pelos ombros para pegar um brinquedo e tu te jogou pra trás com toda tua força achando que era o Papai que te pegava, pois vocês costumavam brincar assim. Eu estava na janela da cozinha e só tenho a imagem de você caindo no chão, não sei como abri a porta, não sei como corri até lá, só sei que a próxima imagem que tenho é de te juntar com a boquinha aberta, mas não saia som algum, você se “afinou” como dizem os antigos, te abracei forte e nos sacudimos e você chorou, chorou muito, filho, tentei te acalmar por quase 20 minutos e chorei junto contigo... Tenho pena do Vini, ele não tem noção da dor que te causou, mas lembro da expressão de pânico nos olhinhos dele, tadinho...
 Depois de te acalmar, tu voltaste a brincar como se nada tivesse acontecido, eu tentei fingir também que estava tudo bem. Mas meu coração doía por dentro, por eu ter te deixado só pra buscar a salada... Mas não posso voltar no tempo.
A festa acabou e você já estava dormindo... dormi também. No domingo acordaste cedo como sempre e mamãe desceu pra te dar o café da manhã e deixar o Papai dormir um pouco mais, afinal ele teve uma madrugada longa, visto que seu fígado reclamou dos excessos cometidos. Comeste teu danoninho e levantaste pra brincar, caíste sentado. Achei estranho te pus de pé e te chamei em minha direção, tu não conseguias caminhar em linha reta e fazia sempre uma curva para direita. E eu acendi uma luz de alerta.
Te observei por mais 20 minutos e tu continuava assim, resolvi ligar pra vovó Zeli e perdir que ela nos acompanhasse ao médico, pois o Papai ainda não estava bem.
Vovó concordou e fui falar com o Papai, ele deu um salto da cama e me disse que iria junto, mas argumentei que ele não tinha condições e que provavelmente iríamos tirar um raio X e voltaríamos pra casa... Eram 9 da manhã.
Chegamos a clinica e a medica te examinou e me enviou ao raio X, mas ela também achou que tu tinha “tonturas” pediu que enquanto aguardássemos o exame eu te fizesse caminhar que ela estaria te observando... Quando voltamos, ela já tinha todos os papéis prontos para nos encaminhar ao Hospital da Criança para fazermos uma tomografia, apenas para “ficar tranqüila” me disse a médica... Achei que seria simples o exame.
Liguei pro Papai e avisei ele que estávamos indo... Ele já tinha falado com a vovó e já estava na metade do caminho, nos encontramos e fomos os 4.
Chegando lá, te examinaram e nos explicaram que PRECISARIA 8 horas de JEJUM. Tu tinhas comido teu danoninho as 9 e mais nada... e já começava a me pedir leite... qué qué qué, volta e meia tu pedia... Tentamos te fazer esquecer e passei por cima de todas as recomendações medicas e te deixei brincar sentado no chão do hospital com um carrinho, pois queria te distrair para não me pedires leite. Me disseram que antes das 4 da tarde seria totalmente inviável fazer a tomografia, pois precisaria ser SEDADO... por isso o jejum.... Ai meu Deus, mais essa agora...
Perto das 14 tu começaste a chorar insistentemente de fome... e ainda faltavam no mínimo duas horas...Chamei a enfermeira e pedi uma segunda opção... ela me disse “só se ele dormir um sono muito profundo....” Tu dormir?? Fora de casa?? Com novidades pra ver??? E com fome???? Esquece... pensei, mas vamos tentar, nos fizeram a baixa e nos deram um quarto, pois tu começava a incomodar no corredor com os gritos de fome... e teu pai e eu começávamos a não saber o que fazer... eu pra variar comecei a chorar contigo, escondido de ti, mas chorei...
Tentamos te fazer dormir mas não quizeste, finalmente nos chamaram para fazer o exame... tu choraste por mais de duas horas a fio... nos explicaram que seria sedado e que seria rápido... mas que não NÃO poderíamos ficar na sala te acompanhando...
Parecia que me arrancavam um pedaço, mas tentei te passar tranqüilidade. O anestesista te colocou a máscara e disse: beija muito ele mamãe...e eu beijei, quando tu ias chorar, dormiste, e eu tive de te deixar... me tiraram da sala, teu pai me abraçou forte, na porta da sala... Chorei tanto filho, não sei quanto tempo durou o exame, sei que a enfermeira disse que não poderíamos ficar parados ali na porta... mas eu me recusei a sair dali, teu pai de dois passos pro lado, como quem diz, PRONTO, SAI DA PORTA, mas não nos mechemos dali...Parece que fiquei por horas ali esperando a porta se abrir...
Devem ter sido os 5 minutos mais longos da minha vida (me contaram que esse exame dura 5 minutos aproximadamente) quando a porta se abriu o médico me perguntou se você tinha dormido naturalmente hoje... eu respondi que não, que estavas acordado desde as 7:30 da manhã... O médico recomendou, deixa ele dormir então, pois pode o exame não ter ficado bom e ser preciso repetir... te levei de volta pro quarto e ficamos velando teu soninho...
Tu dormiste 1 hora e meia depois do exame. Quando acordaste deste um sorriso lindo, viraste pro lado, apontaste pra tua bolsinha e pedia qué, qué...
Mas a mamãe ainda não podia te dar leite. Caminhamos pelos corredores, te mostrei todos os bichinhos que haviam nas portas e paredes daquele hospital, tentei te distrair, mas tu tinha fome meu filho... Fome. E eu ainda não tinha a liberação de te dar leite, nem água sequer, pois ainda não tinham o resultado do exame... Depois de teu pai perguntar a enfermeira pela quinta vez e quase bater nela, ela nos disse que já havia pedido para cozinha te enviar a tua janta... Ta liberado então??? Fiz uma dedeira deliciosa e tu pode mamar filhote, secaste a mamadeira enquanto eu chorava de alivio. Quando estavas terminando chegou a janta, caldinho de feijão, arroz e guizadinho de frango com purê de batatas... e adivinha?? Tu apontava e qué, qué... Fiquei com medo, pois passaste o dia sem comer nada...mas tu insistiu, te dei um pouquinho de tudo e comeste até o purê que tu detesta.... Mas com a Graça de Deus estava tudo bem, foi apenas um susto... aliás, mais um, pois quando entraram dois médicos no teu quarto com o exame nas mãos, se eu não estivesse sentada, acho que teria caído.... até hoje não entendi porque enviaram dois médicos pra dizer que estava normal. Melhor assim, TUDO NORMAL, FOI SÓ UM SUSTO...
Sofreste muito aquele dia, choraste muito, um choro doído... e eu ali sem poder te consolar, sem poder te acalmar, IMPOTENTE... Por isso me dói tanto ter de te fazer passar por isso de novo. O procedimento será bem simples, me disse o Dr. Fraga, após 8 horas de jejum, vão te sedar e tirar a pele que tens de baixo da língua, pois ela está comprometendo o crescimento da tua língua e isso pode te trazer problemas no futuro. Quanto mais cedo melhor, me disse o médico.
Mas essas lembranças ainda estão muito vivas e me dói por dentro... Espero que perdoe a mamãe por não poder te livrar dessa... Assumiria teu lugar sem pensar...  Daria tudo o que tenho pra te poupar, mas não posso... Posso te garantir que estou sofrendo por antecipação e estarei sofrendo lá contigo... e o tempo todo segurando tua mão.... TE AMO MAIS QUE TUDO...

Um comentário:

  1. Oi Cátia... Sei bem o q esta sentindo... A C também fez uma tomo, (a antiga neurologista dela achava q ela ja estava com a moleira fechada), http://ceciliabatatinha.blogspot.com/2011/04/neurologista-dos-infernos.html

    só que conseguimos fazer sem o sedativo... Segurei ela acordada tdo o caminho de Garibaldi a POA acordada, quando chegamos no moinhos, eu disse: se ela dormir, tem q ser feito imediatamente e foi isso q fizeram... Graças a Deus deu tdo certo, e o exame deu normal!

    Mas sei como é dificil ver nossos bbs nessa situaçao... Nunca imaginei q teria forças pra suportar tdo o q fizeram com a C na neo, mas as forças vem! Eu sempre achava q desabaria, mas na hora h a força vinha!

    Fico feliz q tenha gostado do Fraga, pq pra mim ele é o melhor! Minha divida de gratidão com ele e com a nossa pediatra são eterna!

    Beijao querida e lembre-se, as crianças nos surpreendem sempre!!!

    ResponderExcluir

Comentem a vontade. Assim que puder responderei...